fbpx

A psicologia da moda

por | 11 ago, 2020

A psicologia da moda

Ainda não existe um área específica da psicologia ligada diretamente à moda e à imagem de cada indivíduo. Sabe-se da diversidade de abordagens que a psicologia tem e o contexto social e comportamental que ela exerce enquanto ciência.

Pensando nesse contexto, a moda pode ser vista como uma interface dessa ciência, visando a melhoria da qualidade de vida através da autoimagem e da autoestima. A consultoria de imagem auxilia e estimula a encontrar meios de equilíbrio, não apenas no vestuário, mas na maneira de se aceitar e interagir com o meio.

O trabalho de consultoria de imagem deve ser visto como uma forma de auxiliar as pessoas, mas é importante salientar que a terapia psicológica trabalha com todos os conflitos existentes.

“O processo de consultoria de imagem vai muito além de saber se vestir! É um belo caminho de autoconhecimento, que nos conduz a reflexões e a um alinhamento da nossa imagem com a personalidade descoberta. Um grande facilitador de vida”, relata L.L., médica que passou por esse processo recentemente. A sensação foi de ter vivido um processo de terapia comportamental conduzido de forma muito eficaz, reforça.

Não há nada mais transformador na vida de uma pessoa do que autoestima e autoconhecimento. Aprender a vestir-se de si mesmo e apresentar ao mundo quem de fato você é, se sentindo seguro com isso, é o caminho. Além da percepção da imagem, são completamente absorvidas pelos outros a segurança e a credibilidade que você passa. E a nossa imagem tem o poder de abrir e fechar portas com a mesma facilidade.

“Contratei a consultoria de imagem para aprender a me vestir. Isso aconteceu totalmente dentro das minhas expectativas. Aí veio a grande surpresa, a Bianca vestiu minha alma também. A consultoria na verdade foi uma terapia comportamental. Depois de 47 anos, me olho no espelho e parece que acabei de ser apresentada para mim mesma”, relata Júlia Lima, professora universitária.

Espera-se que a psicologia e a moda trabalhem juntas para uma promoção e evolução dos conflitos com a imagem e autoestima, para a melhor qualidade de vida das pessoas. É motivador ajudar as pessoas a entenderem o poder da imagem e da inteligência visual, a descobrirem a importância da segurança, autoestima e autoconhecimento em suas vidas.

Vai além das roupas! É mudança, facilidade, satisfação, inteligência e amadurecimento. Gente inteligente facilita a vida. E para facilitar a vida e abrir portas, não basta ser bom, é preciso parecer bom.

Talvez você goste também:

O divisor de águas da minha carreira!

O divisor de águas da minha carreira!

A moda sempre me encantou e despertou muito interesse, pois nunca consegui enxergá-la apenas como roupa, mas como voz para que me apresentasse da forma como gostaria que as pessoas me percebessem. Com o passar do tempo, muito estudo, dedicação e experiência, fui cada...

Detalhes para um dia ainda mais especial

Detalhes para um dia ainda mais especial

No dia do casamento, a noiva é, mais do que nunca, o centro de todas as atenções. É imprescindível que esteja linda, mesmo porque sua imagem será eternizada nas fotos que serão vistas ao longo da vida. Recebo muitos contatos com dúvidas de como a consultoria de imagem...

Moda e comportamento – Parte II

Moda e comportamento – Parte II

Há um ano, escrevi a minha primeira coluna aqui no jornal. Incrível poder compartilhar com vocês um pouco do meu trabalho. Para marcar a data, relembro as frases que mais geraram retorno e dúvidas nas minhas redes sociais. Continuo aguardando o contato de vocês para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *