fbpx

Aprenda a se comunicar

por | 11 ago, 2020

Aprenda a se comunicar

Quando se fala no poder da imagem e da comunicação não verbal, o ponto focal não se baseia apenas no visual. Uma imagem bem construída, que causa impacto positivo, de confiança e credibilidade, está relacionada também ao comportamento, tom de voz e etiqueta, além da aparência. A comunicação congruente é uma combinação satisfatória entre o que você diz, como se comporta, o que as pessoas veem e a emoção que causa no seu interlocutor.

As cinco dicas abaixo podem ajudá-lo a desenvolver uma comunicação assertiva e eficaz, facilitando relações sociais e profissionais.

 

  1. Conhecimento: Não imponha suas opiniões e críticas sobre um assunto que não tenha um real conhecimento. Pesquise, estude e busque informações a respeito do que quer falar ou do conhecimento que deseja transmitir. Insistir sempre no “eu acho”, o tornará uma pessoa desacreditada com o passar do tempo.

 

  1. Empatia: Como você age com os demais? Não se trata apenas de bons modos e educação. Coloque-se sempre no lugar dos outros em uma relação. Você se impõe o tempo todo ou permite que as pessoas também se comuniquem?

 

  1. Seja claro e direto: Assertividade não tem nada a ver com agressividade. São péssimos comunicadores, pessoas que falam, falam e não chegam a ligar nenhum ou são agressivos em julgamentos e ataques, quando sua opinião não predomina. A comunicação assertiva é direta ao ponto, sem rodeios, levando em consideração e ponderando pontos de vistas distintos.

 

  1. Linguagem verbal: Uso indevido de gírias, falar e escrever errado, sem se preocupar com o uso coreto da língua, transmite uma péssima impressão e coloca sua credibilidade em jogo. É uma falha muito comum no dia a dia, que faz com que as pessoas passem uma imagem bem diferente do que pretendiam.

 

  1. Linguagem corporal: Use a inteligência visual a seu favor. Como a nossa imagem, o uso do nosso corpo também transmite sinais, através da comunicação não verbal. É preciso autocrítica para analisar esse comportamento. Tente observar a sua postura, seus gestos, sua firmeza ao andar e cumprimentar as pessoas, a segurança do olho no olho ao conversar. Todos esses pontos irão criar referências positivas ou negativas ao seu respeito.

 

A construção de uma imagem é um trabalho de autoconhecimento, autodesenvolvimento, resgate de autoestima, onde alinhamos moda, estilo, comportamento e comunicação para transmitir as pessoas exatamente à imagem que desejamos.

Concentre-se sempre nas suas melhores características, a sua chance de impressionar está aí. Você é o único responsável pelo sucesso ou fracasso da sua reputação.

Talvez você goste também:

O divisor de águas da minha carreira!

O divisor de águas da minha carreira!

A moda sempre me encantou e despertou muito interesse, pois nunca consegui enxergá-la apenas como roupa, mas como voz para que me apresentasse da forma como gostaria que as pessoas me percebessem. Com o passar do tempo, muito estudo, dedicação e experiência, fui cada...

Detalhes para um dia ainda mais especial

Detalhes para um dia ainda mais especial

No dia do casamento, a noiva é, mais do que nunca, o centro de todas as atenções. É imprescindível que esteja linda, mesmo porque sua imagem será eternizada nas fotos que serão vistas ao longo da vida. Recebo muitos contatos com dúvidas de como a consultoria de imagem...

Moda e comportamento – Parte II

Moda e comportamento – Parte II

Há um ano, escrevi a minha primeira coluna aqui no jornal. Incrível poder compartilhar com vocês um pouco do meu trabalho. Para marcar a data, relembro as frases que mais geraram retorno e dúvidas nas minhas redes sociais. Continuo aguardando o contato de vocês para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *