fbpx

Cultura consumista

por | 12 ago, 2020

Cultura consumista

As pessoas estão sempre correndo atrás de conseguir algo mais, qualquer coisa que seja.

Estamos programados para o consumismo. Não um consumismo inteligente, mas, sim, um sentimento forte de conquista por conquista, que às vezes leva à ansiedade exagerada e à frustração.

Você precisa de mais dinheiro, de uma casa maior, de mais roupas, joias, de visitar mais países… Ufa! Tudo isso é realmente incrível e desejo que todos conquistem tudo que seja necessário para a felicidade, repito, o que seja necessário.

Na verdade, como explicam os psicólogos, existe o paradoxo da escolha, que nada mais é que, quanto mais opções temos, mais insatisfeitos ficamos, porque temos a consciência que, independente da escolha feita, perdemos várias outras opções que também poderiam ser incríveis. 

Se você tiver duas opções de trabalho e escolher uma, provavelmente se sentirá seguro e feliz com a escolha. Mas, se você tiver 15 opções, o paradoxo da escolha explica que, independente de fazer a escolha que parece correta, você passará anos duvidando de si mesmo e se perguntando se está no caminho certo. E esse desejo pela certeza, gera uma grande ansiedade, acompanhada de infelicidade e dúvidas.

Então, o que fazer?

Não escolha qualquer coisa, a qualquer momento e de qualquer jeito, por impulso. Seja coerente com você e sua realidade.

Não “consuma” coisas, pessoas e tempo sem responsabilidade.

É incrível ter uma amplitude de escolhas e oportunidades, mas algumas recompensas só são construídas com experiências mais profundas.

Liberte-se do sentimento de rejeição de escolhas.

Explorar opções é desejável, mas entender o que de fato cabe na sua vida e no seu estilo, é tão importante quanto. Não sofra por não ter ou não fazer o que o outro tem e faz. Construa e conquiste o que você realmente acredita ser necessário.

Isso vale para o trabalho, para a vida sentimental e pessoal, para os bens materiais que desejamos ao longo da vida e para aquele vestido caríssimo, que você nem sabe se vai usar.

Talvez você goste também:

O divisor de águas da minha carreira!

O divisor de águas da minha carreira!

A moda sempre me encantou e despertou muito interesse, pois nunca consegui enxergá-la apenas como roupa, mas como voz para que me apresentasse da forma como gostaria que as pessoas me percebessem. Com o passar do tempo, muito estudo, dedicação e experiência, fui cada...

Detalhes para um dia ainda mais especial

Detalhes para um dia ainda mais especial

No dia do casamento, a noiva é, mais do que nunca, o centro de todas as atenções. É imprescindível que esteja linda, mesmo porque sua imagem será eternizada nas fotos que serão vistas ao longo da vida. Recebo muitos contatos com dúvidas de como a consultoria de imagem...

Moda e comportamento – Parte II

Moda e comportamento – Parte II

Há um ano, escrevi a minha primeira coluna aqui no jornal. Incrível poder compartilhar com vocês um pouco do meu trabalho. Para marcar a data, relembro as frases que mais geraram retorno e dúvidas nas minhas redes sociais. Continuo aguardando o contato de vocês para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *