fbpx

Guarda-roupa profissional

por | 11 ago, 2020

Guarda-roupa profissional

No código de vestimenta profissional deve-se levar em consideração o nível de formalidade da empresa, do departamento, função e clientes. Adequar a imagem profissional à da instituição é ponto primordial para criação de referências e confiabilidade. 

O traje formal transmite uma imagem de profissionalismo, consistência, segurança e autoridade. É indicado para quem trabalha em bancos e outras instituições financeiras e profissionais autônomos que atendam clientes corporativos, governamentais ou escritórios de advocacia. Também é indicado na liderança de reuniões ou em eventos formais e solenes.

As roupas devem ser discretas e sóbrias, com linhas retas e estruturadas. Aposte em cores neutras e mais escuras, que transmitem maior autoridade. São boas opções os terninhos, vestido tubo ou evasê com blazers de corte tradicional, calças com blusas de tecidos planos, sedas e camisas.

Já o traje formal contemporâneo cria uma imagem de confiabilidade, receptividade e profissionalismo. Ainda mantém a formalidade do formal/clássico, mas com uma imagem mais leve, jovial e moderna. É adequado para quem trabalha em multinacionais, diretoria e área financeira de empresas menos formais, como marketing e diretoria de RH. Pode ser usado em visitas ou reuniões com clientes formais, porém, pouco conservador.

Blazers na composição dos looks também são adequados e podem ser combinados com peças mais modernas e atuais, como um jeans bem escuro e sem lavagem. Os cortes das roupas podem ser mais modernos e as camisas, substituídas por blusas de tecidos nobres, como sedas, crepes e musseline de seda.

Para o traje casual, a imagem criada é de acessibilidade, cooperação, flexibilidade e descontração, geralmente em empresas de comunicação, jornalismo e moda. Ou até mesmo em empresas formais, que permitem o dress code para funcionários que não tenham nenhum tipo de contato com o público. 

Opte por blusas elegantes, twin-sets, camisas e malhas leves, combinadas com calças de tecidos como lãzinha ou tecidos naturais e sarjas. As saias podem ser levemente rodadas e, no frio, não há problemas em combinações com jaquetas modernas de tecidos estruturados ou tricôs.

Já os looks informais, acessíveis e descontraídos, são as produções do esporte profissional, normalmente usados em agências de publicidade, nos setores administrativos dos escritórios de arquitetura, áreas de design e web e escolas de idioma. No entanto, quando esses profissionais precisam adotar uma imagem mais formal em ocasiões específicas, podem correr o risco de criar uma imagem provisória e pouco consistente.

Mesmo esse sendo o código mais informal, não estão liberadas peças esportivas, moletons, camisetas, tênis e roupas de ginástica. Importante ressaltar que casual profissional não é igual a desarrumado ou o casual usado para lazer. Mesmo sendo uma empresa informal, ainda assim continua sendo um ambiente profissional.

Talvez você goste também:

O divisor de águas da minha carreira!

O divisor de águas da minha carreira!

A moda sempre me encantou e despertou muito interesse, pois nunca consegui enxergá-la apenas como roupa, mas como voz para que me apresentasse da forma como gostaria que as pessoas me percebessem. Com o passar do tempo, muito estudo, dedicação e experiência, fui cada...

Detalhes para um dia ainda mais especial

Detalhes para um dia ainda mais especial

No dia do casamento, a noiva é, mais do que nunca, o centro de todas as atenções. É imprescindível que esteja linda, mesmo porque sua imagem será eternizada nas fotos que serão vistas ao longo da vida. Recebo muitos contatos com dúvidas de como a consultoria de imagem...

Moda e comportamento – Parte II

Moda e comportamento – Parte II

Há um ano, escrevi a minha primeira coluna aqui no jornal. Incrível poder compartilhar com vocês um pouco do meu trabalho. Para marcar a data, relembro as frases que mais geraram retorno e dúvidas nas minhas redes sociais. Continuo aguardando o contato de vocês para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *