fbpx

Imagem x Conteúdo

por | 11 ago, 2020

Imagem x Conteúdo

Algumas pessoas passam uma vida se olhando no espelho sem se reconhecerem. Falta de autoconhecimento e autoconsciência podem ser fatores decisivos na realização de projetos de vida.

É comum ouvir de determinadas pessoas que elas se frustram com o tratamento recebido, por não acharem coerente com o que elas esperam. Porém, é importante entender que somos tratados exatamente da forma como merecemos, nem mais, nem menos.

É um ato de ação e reação. As pessoas nos “devolvem” tudo o que elas captam de nós, e essas referências pessoais são da nossa responsabilidade. Nós fornecemos essas características positivas ou negativas para o meio externo. Não adianta exigir respeito dos outros se você não se dá ao respeito, tampouco, esperar credibilidade se você não passa credibilidade.

Comece com a seguinte análise: qual emoção você quer despertar nas pessoas quando elas pensarem em você? Respeito, força, admiração, entusiasmo, compaixão, raiva, euforia…

É necessário saber, com segurança, a resposta a essa pergunta para iniciar a sua construção da imagem pessoal. A forma como trabalhamos, nos relacionamos com os demais, nossas características pessoais, realizações, valores e atitudes determinam nossa marca pessoal. E independente da profissão que tenha, se você presta um serviço ou vende um produto, a partir do momento que se lança no mercado de trabalho, você se torna uma marca pessoal.

E essa marca estabelecerá nosso posicionamento diante os outros, sendo determinante para o sucesso profissional. Várias conquistas profissionais e pessoais são resultado do reconhecimento definido não só por competência, currículo e experiência, mas também pela imagem que o mercado, colegas e chefes têm de nós. 

Nesse processo, um ponto essencial é a capacidade de diferenciar a criação da imagem de um personagem e uma imagem real. Sustentar um personagem é extremamente cansativo e perigoso. Personalidade e visual devem estar totalmente alinhados e conectados para que a comunicação não verbal seja assertiva, eficaz e inteligente.

Para isso, é necessário um estudo fiel de personalidade, estilo de vida, trabalho, preferências, locais frequentados, pessoas do convívio social, o lugar e o momento em que a pessoa se encontra na vida e principalmente, até onde ela quer chegar. Menosprezar o poder da imagem é uma forma de retardar e dificultar o caminho para o sucesso.

Talvez você goste também:

O divisor de águas da minha carreira!

O divisor de águas da minha carreira!

A moda sempre me encantou e despertou muito interesse, pois nunca consegui enxergá-la apenas como roupa, mas como voz para que me apresentasse da forma como gostaria que as pessoas me percebessem. Com o passar do tempo, muito estudo, dedicação e experiência, fui cada...

Detalhes para um dia ainda mais especial

Detalhes para um dia ainda mais especial

No dia do casamento, a noiva é, mais do que nunca, o centro de todas as atenções. É imprescindível que esteja linda, mesmo porque sua imagem será eternizada nas fotos que serão vistas ao longo da vida. Recebo muitos contatos com dúvidas de como a consultoria de imagem...

Moda e comportamento – Parte II

Moda e comportamento – Parte II

Há um ano, escrevi a minha primeira coluna aqui no jornal. Incrível poder compartilhar com vocês um pouco do meu trabalho. Para marcar a data, relembro as frases que mais geraram retorno e dúvidas nas minhas redes sociais. Continuo aguardando o contato de vocês para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *