fbpx

Personal branding: a importância da marca pessoal

por | 11 ago, 2020

Personal branding: a importância da marca pessoal

O termo personal branding tem sido cada vez mais estudado e mencionado como indispensável na gestão de carreiras e negócios no mercado de trabalho atual. Nos deparamos com profissionais preparados, habilidosos, dedicados, com grande conhecimento, currículo de peso e, ao contrário do que tudo indica, com uma carreira desgovernada, perdida e sem nenhum valor. Por que isso está se tornando tão comum?

O mercado de trabalho mudou. Além de qualificações, hoje existe um grande foco para relações mais humanizadas. E, devido a essa competitividade, um dos grandes diferenciais do currículo profissional pode estar associado a sua marca pessoal. Confiança é o ponto focal. Sem ela, o resto não existe.

É indiscutível que a imagem pessoal tem o poder de abrir e fechar portas com uma facilidade assustadora. Nosso cérebro associa segurança, credibilidade e sucesso à imagem que está sendo vista.

Independentemente da sua profissão, se você é um empreendedor, celebridade, executivo, prestador de serviços ou vende produtos, precisa entender que você é a sua principal marca. E a marca pessoal precisa ser pensada e construída de maneira assertiva e inteligente, da mesma forma como você se preocupa com a fachada e logomarca da sua empresa.

A imagem/marca pessoal é a forma como você é lembrado pelos outros, o cartão de visitas. O que determina empatia ou repulsa. O que deseja que as pessoas associem a você quando elas pensam em seu nome? Sua comunicação não verbal (imagem/comportamento) é convincente? Suas principais qualidades estão associadas à sua imagem?

Em resumo, personal branding é a gestão da sua marca pessoal. Aprender a controlar os sinais que você emite para as pessoas e a emoção que elas sentem ao ouvir seu nome ou vê-lo não é mais opcional. A gestão da sua reputação é imprescindível para o sucesso.

A análise deve ser feita da seguinte forma: a mesma lógica aplicável a uma empresa, que deseja ser referência no mercado e entregar valores e resultados, pode e deve ser aplicada a pessoas.

Qual experiência você promove? O que te faz ser único? Por que o mercado escolheria você?

O trabalho não é fácil, mas é recompensador. A definição bem criada de uma marca pessoal e sua gestão trarão clareza no seu direcionamento como profissional e contribuirão para que tudo flua mais fácil no dia a dia. Quando alinhada a imagem pessoal à da empresa, a credibilidade e aceitação são inquestionáveis.

Você pode começar esse desenvolvimento com um trabalho de autoconhecimento ou com ajuda de profissionais da área.

Talvez você goste também:

O divisor de águas da minha carreira!

O divisor de águas da minha carreira!

A moda sempre me encantou e despertou muito interesse, pois nunca consegui enxergá-la apenas como roupa, mas como voz para que me apresentasse da forma como gostaria que as pessoas me percebessem. Com o passar do tempo, muito estudo, dedicação e experiência, fui cada...

Detalhes para um dia ainda mais especial

Detalhes para um dia ainda mais especial

No dia do casamento, a noiva é, mais do que nunca, o centro de todas as atenções. É imprescindível que esteja linda, mesmo porque sua imagem será eternizada nas fotos que serão vistas ao longo da vida. Recebo muitos contatos com dúvidas de como a consultoria de imagem...

Moda e comportamento – Parte II

Moda e comportamento – Parte II

Há um ano, escrevi a minha primeira coluna aqui no jornal. Incrível poder compartilhar com vocês um pouco do meu trabalho. Para marcar a data, relembro as frases que mais geraram retorno e dúvidas nas minhas redes sociais. Continuo aguardando o contato de vocês para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *